top of page

All Libitum Trio

O All Libitum Trio foi formado em 2010 no âmbito da unidade curricular de Música de Câmara da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, sob a orientação do professor, acordeonista e compositor Paulo Jorge Ferreira. É constituído por David Nunes na flauta transversal, Mariana Alberto no violoncelo e Fábio Palma no acordeão.

A dedicação dada a esta junção instrumental, um pouco invulgar no mundo da música, possibilitou a participação do trio em várias apresentações e concertos pelo país, apresentando-se em diversas salas, com destaque para a Casa da Música, Sala dos Espelhos do Palácio Foz, Governo Civil de Castelo Branco, Auditório de Ferreira do Zêzere, Museu do Papel e Casa da Portela de Passos de Brandão, Auditório Caixa Geral de Depósitos do ISEG (cujo concerto foi transmitido em directo pela Antena 2), Auditório Liszt do Conservatório Regional de Castelo Branco e Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Participou numa masterclass sob a orientação do aclamado acordeonista norueguês Geir Draugsvoll no Centro Cultural de Belém.

O trio marcou presença na 4ª edição do concurso de acordeão Folefest 2011, no qual obteve o 1º lugar na categoria de Música de Câmara. Na 1ª edição do Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva recebeu o 2º prémio no nível superior da categoria de Música de Câmara. A nível internacional, foi galardoado com o 2º prémio no Concurso Internacional de Castelfidardo (categoria Música de Câmara).

A convite da Fundação Agostinho Neto e na sequência do lançamento da obra “Agostinho Neto e a Libertação de Angola (1949-1974) – arquivos da PIDE-DGS”, coordenada por Maria Eugnénia Neto, Irene Neto e Carlos São Vicente, o grupo actuou em Luanda.

Recentemente estreou a obra In Extremis, composta para o trio por Paulo Jorge Ferreira.

Possui repertório de vários compositores de todo o mundo, que vai desde arranjos de obras de Astor Piazzolla até às novas sonoridades dos séculos XX e XXI.

 

 

David Nunes

David Nunes nasceu em Coimbra em Agosto de 1992. Aos 10 anos, entrou na Escola de Música São Teotónio em Coimbra para a classe de Flauta Transversal do professor Jorge Papel, onde concluiu o 1º grau transferindo-se no ano seguinte para o Conservatório de Música de Coimbra onde integrou a classe da professora Helena Ruas e do professor Jorge Papel. Frequenta atualmente o Mestrado em Ensino da Música – Variante Instrumento e Música de Camara, na classe da professora Katharine Rawdon. Durante o seu percurso académico na ESART, teve a oportunidade de trabalhar com os Maestros Maurizio Dini Ciacci, Luís Carvalho, João Paulo Santos, Alberto Roque e Vasco Pearce de Azevedo, Pedro Neves, Rui Massena e Rui Pinheiro.

Frequentou Masterclasses de Flauta Transversal orientadas pelos professores William Bennett, Jacques Zoon, Trevor Wye, Thies Roorda, Nuno Inácio, Luís Meireles, Ana Raquel Lima, Gil Magalhães e Katharine Randow e de Música de Câmara com Geir Draugsvoll.

Integra a OSC - Orquestra de Sopros de Coimbra, dirigida pelo Maestro André Granjo, tendo realizado concertos por toda a região centro do país e digressões pelo Japão em 2008 e pela Alemanha em 2010. Participou em diversos estágios de Orquestra de Sopros, onde teve a oportunidade de trabalhar com os mastros Alberto Roque, João Paulo Fernandes, José Pedro Figueiredo e Daniel Tapadinhas, e de Orquestra Sinfónica onde trabalhou com os Maestros Ernst Schelle, Robert Houlihan e Rodolfo Saglimbeni.

Em Abril de 2011 é vencedor do I CAF – Concurso de Alunos Finalista, organizado pela Associação de Estudantes do Conservatório de Música de Coimbra, pelo Conservatório de Música de Coimbra e pela Orquestra Clássica do Centro. Em Fevereiro desse ano obtém também o 1º Prémio no Folefest – Festival Concurso de Acordeão, em Castelo Branco, na Categoria de Música de Câmara, em Maio de 2013 obtém o 2º Prémio no I Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva, na Categoria de Música de Câmara – Nível Superior e em Setembro de 2013 obtém o 2º Prémio no 38º Concorso Internazionale «Città di Castelfidardo» per Solisti e Complessi di Fisarmonica, na Categoria “E” Música de Câmara, resultados esses obtidos com o All Libitum Trio.

É membro fundador do recentemente criado grupo Jovens Músicos de Coimbra, com quem realizou o Carnaval dos Animais de Camille Saint-Säens com a narração do ator António Capelo.

Mariana Alberto

Mariana Alberto iniciou os estudos musicais aos 9 anos. Aos 10 ingressou na Academia de Música de Santa Cecília, onde prosseguiu os estudos de piano com Daniela Ignazzito. Aos 11 anos inicou  o estudo de violoncelo, frequentando a Academia de Música de Santa Cecília e, posteriormente, a Escola de Música do Conservatório Nacional, com as professoras Ana Filomena Rodrigues, Ana Raquel Pinheiro e Catherine Strynckx. No ano 2010 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde iria continuar a ser orientada por Catherine Strynckx  e, em música de câmara, por Paulo Jorge Ferreira. Desde 2013 estuda com Pavel Gomziakov na Universidade do Minho, onde concluiu a licenciatura e se encontra a frequentar o primeiro ano de Mestrado em Ensino da Música.

Durante o seu percurso académico frequentou diversas masterclasses e workshops, alguns dos quais como aluna bolseira, tendo oportunidade de trabalhar com professores como Miguel Rocha, Matias de Oliveira Pinto, Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro, Pavel Gomziakov e Geir Draugsvoll (música de câmara).

Como instrumentista de orquestra foi dirigida por maestros como Pedro Amaral, Jean-Sébastian Béreau, Alexandre Branco, Mauricio Dini Ciacci, Luís Carvalho, João Paulo Santos, Alberto Roque, Vasco Pearce de Azevedo, Pedro Neves, Rui Massena, Ertug Korkmaz, Francesco Belli e Hans Casteleyen, entre outros. No estágio OJ.COM 2010, com o maestro Jacomo Bairos, particiou como chefe de naipe. Em 2011 e 2012 foi seleccionada para integrar a Young Franco-german Philharmonics em Bayreuth com o maestro Nicolaus Richter, efectuando uma digressão pela Alemanha, França e República-Checa.

No âmbito da música de câmara integra o All Libitum Trio – flauta transversal, violoncelo e acordeão – com o qual se apresentou em diversas salas em Portugal e Angola, e com o qual recebeu prémios nacionais e internacionais.

Fábio Palma

Fábio Palma nasceu em Lagoa, Algarve, em 1992. Iniciou os seus estudos musicais com a professora Fátima Matias, tendo ingressado, 2 anos depois, o Conservatório Joly Braga Santos, em Portimão. Finalizou o curso complementar de acordeão com o professor Gonçalo Pescada, na Academia de Música de Lagos, em 2010. Posteriormente, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo adquirido, em 2013, o grau de Licenciado em Música, variante de instrumento (acordeão), com o professor Paulo Jorge Ferreira. Actualmente frequenta a mesma instituição, em estudos de Mestrado em Ensino de Música.

Participou em vários concursos enquanto músico, nos quais conseguiu obter prémios em distintas categorias: Primeiro prémio em Acordeão Solo (júnior) e em Música de Câmara - Folefest (2011); Primeiro prémio em Acordeão Solo (sénior) - Folefest (2012); Primeiro prémio ex-aequo - Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha (2012); Segundo prémio em Música de Câmara, nível superior - I Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva (2013); Segundo prémio em Música de Câmara - 38º Concurso Internacional de Acordeão de Castelfidardo, Itália (2013). Tem-se apresentado a solo e música de câmara em reconhecidas salas, com destaque para o Museu do Papel de Paços de Brandão, auditório Caixa Geral Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa, Salão Nobre do Conservatório Nacional, Sala dos Espelhos do Palácio Foz, Casa da Música (Porto), Teatro Raffaello Sanzio (Urbino, Itália), Bimhuis (Amesterdão, Holanda), entre outras, nas quais estão inseridas duas emissões em directo pela rádio Antena 2.

Frequentou vários Workshops e Masterclasses orientados por conceituados acordeonistas, nomeadamente Gonçalo Pescada, Paulo Jorge Ferreira, Geir Draugsvoll, Frédéric Deschamps e Friedrich Lips. Frequentou, também, um curso de Acordeão e Técnica Alexander em Itália, com Claudio Jacomucci e Kathleen Delaney.

Foi convidado como músico solista a estrear a obra "Ti'Anita" para orquestra de sopros, voz e acordeão, do compositor Nuno Sequeira Rodrigues. Em música de câmara, estreou a obra "In Extremis" para flauta transversal, violoncelo e acordeão, do compositor Paulo Jorge Ferreira. Recentemente, estreou uma obra de Claudio Jacomucci - "Vortex", para três acordeões - escrita para o "Osservatorio Valerio", com vídeo de Roberto Vecchialleri e dança de Kathleen Delaney. Foi, também, músico integrante do festival de dança e música contemporânea "il Fiore delle Mille e una Nota 3", realizado, este ano, em Amesterdão e Urbino. No mesmo, integrou a estreia de "Fraternità Solare", com poesia de Mariangela Gualtieri e música para seis acordeões de Claudio Jacomucci.

Formou em 2010 um trio de flauta, violoncelo e acordeão com David Nunes e Mariana Barradas - All Libitum Trio - com o qual conseguiu obter prémios e realiza vários concertos, tanto no país como no exterior, onde insere uma apresentação em Luanda, Angola.

bottom of page